SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

3 principais dúvidas sobre bronquite

by | 27/03/24 | Blog

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas.

Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre bronquite e suas causas, sintomas e diferenças cruciais em relação à asma, bem como as diferenças entre a bronquite aguda e crônica.

O que é bronquite?

É uma inflamação dos tubos bronquiais, que são as vias aéreas responsáveis por transportar o ar para dentro e para fora dos pulmões. Essa inflamação pode levar a uma produção excessiva de muco nas vias aéreas, resultando em tosse persistente e outros sintomas respiratórios. Existem dois tipos principais de bronquite: aguda e crônica.

Quais são as diferenças entre bronquite aguda e crônica?

A bronquite aguda geralmente é causada por infecções virais, como o resfriado comum ou a gripe. Os sintomas incluem tosse persistente, produção de muco, febre leve, fadiga e dor no peito. A bronquite aguda geralmente dura algumas semanas e desaparece sem tratamento específico, embora os sintomas possam ser gerenciados com repouso e líquidos adequados.

Já a bronquite crônica é caracterizada por tosse persistente que dura pelo menos três meses em dois anos consecutivos. É comumente associada ao tabagismo e à exposição prolongada a irritantes respiratórios, como poluição do ar, poeira ou vapores químicos. A bronquite crônica também é uma das principais condições incluídas na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Nesse caso, o tratamento pode incluir medicamentos broncodilatadores e corticosteróides.

Quais são as diferenças entre bronquite e asma?

São condições distintas que, mesmo com semelhanças, possuem diferenças significativas em suas causas, sintomas e tratamentos. 

Causas

A asma é uma condição crônica caracterizada por inflamação e constrição das vias aéreas. A causa exata da asma não é completamente compreendida, mas fatores genéticos e ambientais desempenham um papel importante. Alérgenos, como pólen, poeira, pelos de animais e mofo, assim como irritantes respiratórios, infecções virais e fumaça de cigarro, podem desencadear os sintomas da asma.

Ambas são inflamações com sintomas semelhantes, porém, a bronquite geralmente está associada a um processo viral, bacteriano ou infeccioso, podendo ser aguda ou crônica. A bronquite aguda é frequentemente causada por infecções virais, como resfriados ou gripe, enquanto a crônica está frequentemente associada ao tabagismo ou à exposição prolongada a irritantes respiratórios, como poluição do ar e produtos químicos.

Sintomas

Os sintomas da asma incluem episódios recorrentes de falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito. 

Já os sintomas da bronquite incluem tosse persistente, com ou sem produção de muco, dor no peito, febre leve (em casos de bronquite aguda), fadiga e falta de ar (principalmente em casos graves ou crônicos).

Tratamento

O tratamento da asma envolve o uso de medicamentos de controle a longo prazo, como corticosteróides inalados, para reduzir a inflamação das vias aéreas, juntamente com medicamentos de alívio rápido, como broncodilatadores, para tratar os sintomas agudos.

O tratamento da bronquite aguda geralmente envolve medidas de suporte, como repouso, hidratação adequada e, em alguns casos, medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos. No caso da bronquite crônica, o tratamento também pode incluir medicamentos broncodilatadores e corticosteróides, bem como medidas para gerenciar os fatores de risco subjacentes, como parar de fumar e evitar a exposição a irritantes respiratórios.

Leia também sobre primeiros socorros na crise de asma.

Por fim, se você estiver enfrentando sintomas respiratórios persistentes, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. 

Nós da Somed oferecemos serviços de diagnóstico e tratamento com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados. Além disso, aqui você encontra reunidos no mesmo local exames e tratamentos nas áreas de medicina do sono, pneumologia, otorrinolaringologia e neurologia. Conte conosco para um tratamento completo!

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida.  Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao...