Asma: causas, sintomas e diagnóstico

by | 30/06/22 | Pneumologia

A asma é uma doença respiratória provocada por uma inflamação nas vias aéreas, causando dificuldades para respirar e uma série de outros sintomas. 

As crises de asma são a 4º causa de internação em hospitais no Brasil e estima-se que existam no país aproximadamente 20 milhões de asmáticos.

Embora a doença seja mais comum na infância, ela também pode persistir na idade adulta. 

Por ser uma doença crônica, a asma necessita de tratamento contínuo. Qualquer sintoma é sinal de que a doença não está controlada. Nesses casos, um médico pneumologista deve ser consultado. 

Quais os sintomas da asma?

O principal sintoma é a falta de ar. Outros sintomas incluem:

  • Chiado no peito
  • Sensação de aperto no peito
  • Respiração curta e rápida
  • Tosse 
  • Muco 

Em muitos casos, esses sintomas costumam piorar durante a noite ou pela manhã.

Algumas pessoas com asma têm sintomas leves, que se manifestam ocasionalmente, já outras têm sintomas que são mais frequentes e interferem na vida diária. 

O que pode causar asma? 

Não se sabe exatamente o que causa asma, mas é provável que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. 

A inflamação das vias aéreas pode ser causada por uma variedade de gatilhos, incluindo:

  • Ácaro
  • Mofo
  • Pólen
  • Poeira
  • Pelo de animais 
  • Fumaça de cigarro
  • Poluentes do ar
  • Inseticidas
  • Alguns alimentos, como leite e ovos
  • Infecções virais, como resfriados e gripe 

Como a asma é diagnosticada? 

O diagnóstico é baseado na análise dos sintomas do paciente e na realização de testes respiratórios. 

O principal exame para medir a função pulmonar e diagnosticar doenças pulmonares crônicas como asma é a espirometria.

Neste exame, o paciente é orientado a soprar em um equipamento que é capaz de medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos seus pulmões. 

Nos casos onde teste de espirometria apresenta resultados “normais” mas, ainda sim, existe a persistência da suspeita de asma, é indicado que o paciente realize também o teste de broncoprovocação com metacolina. 

O teste de broncoprovocação consiste na realização de exames em série de espirometria após a inalação de doses crescentes de metacolina, uma substância segura e que é rapidamente eliminada pelo organismo. 

O objetivo desse teste é detectar uma alteração chamada “hiperresponsividade brônquica”. Essa alteração ocorre como uma resposta exagerada frente a determinados estímulos que têm pouco ou nenhum efeito sobre indivíduos não asmáticos. 

Tratamento 

A asma não pode ser curada, mas os sintomas podem e devem ser controlados com medicamentos e gerenciamento de gatilhos. 

Com o controle da doença, as pessoas com asma podem levar uma vida normal e ativa! 

O tratamento pode incluir o uso de medicamentos broncodilatadores (as “bombinhas”) e corticóides. Também é importante evitar os alérgenos e demais gatilhos que podem causar crises asmáticas.

Se você ou alguém que você conhece tem asma, consulte um médico pneumologista. Mesmo que a doença não esteja apresentando sintomas é muito importante realizar um acompanhamento médico para evitar possíveis crises e manter em controle a doença. 

Para mais informações sobre diagnóstico e tratamento para asma entre em contato com a Somed.

O que é o exame de espirometria?

O que é o exame de espirometria?

Você sabe quanto ar o nosso pulmão consegue armazenar?  Se sua resposta foi “depende”, você está no caminho certo para responder à pergunta.  Medir o fluxo de ar que entra e sai de nossos pulmões nem sempre foi simples, desde a Grécia Antiga existem relatos...

O que é paralisia do sono?

O que é paralisia do sono?

A paralisia do sono é um distúrbio do sono caracterizado pelo sentimento de imobilidade durante a transição do estado de vigília para o sono — quando a pessoa está indo dormir — ou do estado de sono para a vigília — quando a pessoa está acordando. A pessoa afetada por...

Distúrbios do sono: transtornos que podem afetar o seu descanso

Distúrbios do sono: transtornos que podem afetar o seu descanso

Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto manter uma boa alimentação ou praticar exercícios físicos. É durante o sono que ocorrem as reparações celulares e o cérebro descansa e se prepara para o dia seguinte.  Sem uma boa noite de sono ficamos cansados,...

Tratamento para rinite: tudo o que você precisa saber

Tratamento para rinite: tudo o que você precisa saber

Se você sofre com rinite, saiba que não está sozinho: Segundo a Organização Mundial da Alergia (WAO), cerca de 40% da população mundial sofre com esse problema. Espirros, nariz entupido, corrimento nasal, coceira… a rinite pode ser MUITO incômoda.  Uma crise de...

Polissonografia: como funciona e para que serve?

Polissonografia: como funciona e para que serve?

Você sabia que enquanto você dorme diversas áreas do seu cérebro controlam o sono e influenciam seus diferentes estágios? A polissonografia, também conhecida como estudo do sono, é a monitorização dessas diversas funções do organismo realizada enquanto o paciente está...