SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Tosse crônica: quando isso pode ser um problema?

by | 19/10/21 | Pneumologia

A tosse é uma ação reflexiva natural do organismo para livrar o aparelho respiratório de substâncias estranhas. Por exemplo, o muco (catarro) ou partículas absorvidas com a respiração. Porém, quando essa tosse persiste por mais de 8 semanas, ela é considerada tosse crônica e sempre deve ser investigada.

Ainda que na maioria das vezes, a tosse crônica não esteja relacionada a uma doença séria, ela traz muito desconforto e irritação para quem está convivendo com o sintoma. Além disso, pode atrapalhar o sono, gerar rouquidão e criar situações incômodas.

Para saber mais sobre as causas da tosse crônica e quando ela é sinal de um problema maior, continue a leitura!

O que provoca a tosse crônica?

A tosse é um sintoma comum, normalmente resultado de uma infecção por vírus ou bactéria. É fundamental definir as características da tosse; se é aguda, sub-aguda ou crônica, se é seca ou com secreção e quais são os sintomas associados a ela. 

Os pacientes que se queixam de tosse crônica, em geral, possuem alta sensibilidade à inalação de substância irritantes – como perfumes, alvejantes, fumaça de cigarro, poluição, agentes químicos e ar frio.

Ao inalar essas substâncias, o paciente sente sensação de cócegas/irritação na garganta e em seguida, a vontade de tossir. 

Estimativas indicam que cerca de 5 a 10% da população global conviva com essa condição. Mais frequentemente nas grandes cidades, onde os agentes irritantes são mais presentes. 

É comum que a tosse crônica represente sinal de doenças respiratórias. Por exemplo, a rinite, asma ou sinusite. Mas pode estar relacionada a outros problemas, como o refluxo gastroesofágico, a fibrose pulmonar, infecções recorrentes das vias aéreas e a síndrome do gotejamento pós-nasal.

Quando procurar um médico?

É importante que toda tosse crônica seja investigada por um médico. Também é necessário estar atento a quaisquer outros sintomas que acompanhem a tosse, pois juntos, podem indicar um quadro clínico mais preciso. Esteja atento aos seguintes sinais:

  • Presença de muco;
  • Presença de sangue na expectoração;
  • Perda de peso associada;
  • Presença de chiado ou sibilo;
  • Febre persistente por mais de 72 horas.

O tratamento para a tosse crônica irá depender do caso de cada paciente. A partir do diagnóstico, as estratégias podem incluir uso de antibióticos, corticoides inalados e adoção de hábitos saudáveis.

Conte com os especialistas da Somed

A Somed oferece os serviços de diagnóstico e tratamento para distúrbios respiratórios com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados. Além disso, aqui você encontra reunidos no mesmo local exames e tratamentos nas áreas de medicina do sono, pneumologia, otorrinolaringologia e neurologia.

Se você sofre com a tosse crônica, procure auxílio médico! Para agendamento de consultas, entre em contato conosco

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida.  Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao...