SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Turbinectomia: como é feito e para que serve este procedimento cirúrgico

by | 21/02/23 | Otorrinolaringologia

Turbinectomia, você já ouviu falar desse tratamento? 

A turbinectomia é uma cirurgia que visa remover ou reduzir o tamanho dos cornetos nasais. 

Os cornetos nasais são estruturas em forma de concha localizadas no interior das nossas narinas. Eles são uma parte importante do sistema respiratório e desempenham várias funções, como filtrar, umedecer e aquecer o ar que inalamos.

Em alguns casos, os cornetos nasais podem se tornar hipertrofiados, causando problemas respiratórios como obstrução nasal, dificuldade para respirar, ronco e apneia

Nesses casos de hipertrofia dos cornetos nasais, quando outros tratamentos não surtem o efeito desejado, a cirurgia de turbinectomia pode ser o procedimento indicado. Isso porque a turbinectomia irá aliviar a obstrução nasal e melhorar a respiração, levando a uma melhora significativa da qualidade de vida do paciente. 

A turbinectomia pode ser indicada como tratamento para pacientes com rinite ou sinusite crônica, obstruções nasais ou hipertrofia de adenóides.

Como é feito o procedimento? 

A turbinectomia é realizada com anestesia local ou geral, tornando o procedimento mais seguro e confortável para o paciente. Ela é um procedimento seguro e de baixo risco e, na maioria dos casos, o paciente pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia.

Para a realização da cirurgia, um endoscópio é inserido pelo interior do nariz, permitindo a visibilização das conchas nasais do paciente. O próximo passo consiste na remoção dos cornetos. 

Como é a recuperação da turbinectomia? 

O tempo total de recuperação pode variar dependendo da gravidade da hipertrofia e da resposta individual do paciente. Em geral, as pessoas são capazes de retornar à sua rotina em poucos dias após o procedimento. 

É comum sentir desconforto ou dores no nariz após a cirurgia, que geralmente são controladas com o uso de medicamentos. Sangramentos nasais leves também são comuns. Caso o sangramento seja intenso ou prolongado, é necessário consultar o médico. 

É importante que o paciente evite realizar atividades que exigem muito esforço físico por alguns dias, e é imprescindível seguir as orientações do médico quanto ao uso de medicamentos e cuidados com o nariz. 

Busque tratamento adequado 

Conte com a Somed para cuidar da sua saúde. Saiba mais sobre nossos serviços e nossa equipe médica.

Conheça os riscos do tabagismo passivo

Conheça os riscos do tabagismo passivo

O tabagismo passivo, inalação involuntária da fumaça do tabaco exalada por fumantes ativos, representa uma séria ameaça à saúde pública, sendo tão perigoso quanto o ativo. Essa fumaça contém uma mistura tóxica de mais de 7.000 substâncias químicas, incluindo agentes...

Dormir de boca aberta: o que isso pode significar para sua saúde

Dormir de boca aberta: o que isso pode significar para sua saúde

Você já acordou de manhã com a boca seca e a sensação de ter respirado mal durante a noite? Se sim, você não está sozinho. Muitas pessoas experimentam o hábito de dormir de boca aberta, e isso pode ter várias implicações para a saúde que talvez você não esteja...

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...