O que é e como tratar sinusite crônica?

by | 4/12/21 | Otorrinolaringologia

A sinusite é caracterizada pela inflamação das mucosas do nariz e seios paranasais. Quando essa inflamação persiste por mais de 12 semanas, a condição é considerada crônica. Nesse texto você irá conhecer os principais sintomas e entender como tratar sinusite crônica.

Causas e sintomas

É importante pontuar que existem três fatores fundamentais da fisiologia nasal que podem estar alterados nos pacientes com sinusite crônica: a anatomia de drenagem dos seios paranasais, a qualidade do muco nasal e a função dos cílios da mucosa responsáveis pelo transporte do muco.

Essas alterações anatômicas, podem impedir a drenagem da secreção natural do organismo e facilitar a inflamação e processos infecciosos ou alérgicos.

Além disso, alguns pacientes apresentam sinusite crônica localizada em apenas um dos seios da face, outros apresentam em todas as cavidades paranasais. 

Entre os principais sintomas e sinais da sinusite crônica estão:

  • Obstrução nasal;
  • Muco nasal excessivo ( que aumenta em casos de infecção, alergias ou condições climáticas como o frio);
  • Cefaléia (dor de cabeça);
  • Pressão facial;
  • Alteração do olfato;
  • Crises de tosse.

Como tratar sinusite crônica

O tratamento da sinusite crônica irá depender das especificidades do caso de cada paciente. Mas, em geral, é de longa duração e demanda dedicação do paciente e do médico.

Em alguns casos a causa pode ser tumoral, em outros fúngica, bacteriana, ou ainda pode ser devido a doença inflamatória crônica da mucosa naso-sinusal. Por isso, é essencial uma cuidadosa avaliação, que deve ser conduzida por médico otorrinolaringologista. 

Para tratar sinusite pode ser necessário o tratamento clínico com medicações sistêmicas (via oral), tópicas (sprays e lavagens nasais) e/ou tratamento cirúrgico.

Como é realizado o tratamento cirúrgico?

A finalidade principal da cirurgia para tratar sinusite é melhorar a ventilação dos seios da face e o acesso das medicações tópicas a essas cavidades.

A cirurgia deverá ser realizada em ambiente de centro cirúrgico e a técnica utilizada é a vídeo-endoscopia, que causa mínimo desconforto ao paciente. Entretanto, necessita de cuidados pós-operatórios por parte do paciente e do médico cirurgião para que o resultado seja o melhor possível.

O procedimento consiste na cuidadosa ampliação dos óstios de drenagem dos seios paranasais, remoção de mucosa doente e limpeza das cavidades. 

É importante ressaltar que, muitas vezes, a cirurgia não é o suficiente para curar o paciente, principalmente em casos inflamatórios crônicos como polipose naso-sinusal. Ela é eficaz, porém é uma parte do tratamento.

Busque tratamento adequado

É imprescindível controlar e tratar a sinusite adequadamente, pois a condição pode piorar com o tempo e gerar complicações para a saúde. 

A inflamação e infecção podem atingir órgãos próximos às cavidades nasais, como olhos ou o cérebro. Ademais, em crianças, principalmente, pode desencadear crises de asma.

Não deixe sua saúde para depois: para tratar sinusite, procure médicos especializados em otorrinolaringologia. A Somed pode ajudá-lo. Entre em contato!

Polissonografia: como funciona e para que serve?

Polissonografia: como funciona e para que serve?

Você sabia que enquanto você dorme diversas áreas do seu cérebro controlam o sono e influenciam seus diferentes estágios? A polissonografia, também conhecida como estudo do sono, é a monitorização dessas diversas funções do organismo realizada enquanto o paciente está...

Existe relação entre ronco e ganho de peso?

Existe relação entre ronco e ganho de peso?

O ronco e o ganho de peso podem sim estar relacionados, afinal o ronco é um distúrbio respiratório do sono comum que, em muitos casos, está relacionado ao sobrepeso. Além disso, sono e alimentação possuem uma relação importante. Continue a leitura e saiba mais! Sono e...

Quais são as causas da falta de ar?

Quais são as causas da falta de ar?

A falta de ar ou dispneia é uma sensação caracterizada pela dificuldade intensa de respirar, que pode ter origens muito diversas. Em geral, é um sintoma que causa muita angústia no paciente, afinal, pode ser sinal de algum problema sério - como a infecção por...

É possível prevenir a pneumonia?

É possível prevenir a pneumonia?

As pneumonias são infecções que atacam os pulmões e causam inflamação. No Brasil, as pneumonias bacterianas representam uma das principais causas de internação. O que muitas pessoas não sabem, é que existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir a...

Você sabe o que é apneia do sono?

Você sabe o que é apneia do sono?

A apneia do sono não é um simples ronco. A apneia é caracterizada por obstruções repetitivas do fluxo respiratório durante o sono. Essas obstruções dificultam a passagem do ar até os pulmões e podem ter efeitos sérios na saúde do paciente.  Nas pessoas que sofrem...