SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

O que é paralisia do sono?

by | 21/07/22 | Medicina do Sono

A paralisia do sono é um distúrbio do sono caracterizado pelo sentimento de imobilidade durante a transição do estado de vigília para o sono — quando a pessoa está indo dormir — ou do estado de sono para a vigília — quando a pessoa está acordando.

A pessoa afetada por este distúrbio se sente incapaz de se mexer ou falar durante um breve período de tempo, embora esteja consciente e, em alguns casos, até consiga ouvir o que está acontecendo ao seu redor. 

A paralisia do sono geralmente é temporária e não causa danos à saúde, mas pode ser muito assustadora: é comum ouvirmos relatos de pessoas que presenciam sensações como medo, angústia, falta de ar, mal estar físico e, em alguns casos, até alucinações.

Causas da paralisia do sono 

O distúrbio ocorre quando os mecanismos do corpo que regulam o sono e a vigília não estão sincronizados. 

Embora possa afetar pessoas de todas as idades, ela é muito mais comum em adolescentes e adultos jovens. Isso porque a ocorrência desse distúrbio, na verdade, faz parte de um processo de desenvolvimento e amadurecimento do cérebro.

Conforme vamos envelhecendo, a tendência é que os episódios de paralisia desapareçam por completo.

Para além do desenvolvimento do cérebro, alguns fatores podem influenciar a ocorrência do distúrbio. São eles:

  • Uso de remédios antidepressivos
  • Uso de remédios para tratar hiperatividade, impulsividade e desatenção
  • Privação do sono 
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Narcolepsia 

Narcolepsia e a paralisia do sono 

Como falamos acima, devido ao processo de desenvolvimento do cérebro, a paralisia é muito mais comum em jovens. Em pessoas adultas, episódios recorrentes de paralisia do sono devem ser cuidadosamente investigados. 

Um dos motivos da preocupação é que esse distúrbio em adultos pode ser sintoma de narcolepsia, uma doença genética caracterizada por sonolência excessiva diurna. 

A narcolepsia é um distúrbio do sono raro e que está ligado aos mecanismos do sono REM — estágio do sono onde temos sonhos vívidos e atividade cerebral intensa. Pessoas com narcolepsia entram em sono REM em até 5 minutos após iniciar o sono, enquanto pessoas que não possuem esse distúrbio raramente têm tal rapidez.

Além da sonolência e da paralisia do sono, outros sintomas da narcolepsia incluem cataplexia (perda súbita de tônus muscular deflagrada por emoções), alucinações hipnagógicas — “sensação de estar vendo, ouvindo, cheirando, saboreando ou sentindo algo diferente durante o sono” — e comportamentos automáticos, durante os quais atividades complexas podem ser realizadas sem consciência ou memória do ocorrido. 

Diagnóstico para paralisia do sono

Episódios recorrentes de paralisia do sono podem necessitar de tratamento médico. O especialista em medicina do sono irá investigar se a paralisia está ligada a outros distúrbios, como a narcolepsia. 

Durante a consulta médica, além de relatar os sintomas, um exame de polissonografia pode ser solicitado. 

A polissonografia é um exame minimamente invasivo utilizado para avaliar as diversas funções do organismo enquanto o paciente está dormindo. 

Através de pequenos eletrodos aplicados na cabeça e pele do paciente, ondas cerebrais, movimentos musculares, movimentos dos olhos, respiração, ronco, frequência cardíaca e movimentos das pernas podem ser monitorados. 

Tratamento

Embora a paralisia do sono seja inofensiva, ela pode causar muito estresse e ansiedade. 

Existem tratamentos disponíveis para a paralisia do sono, incluindo terapia comportamental e mudança de hábitos. A terapia comportamental pode ajudar a pessoa a lidar com seus medos e ansiedades. Já a mudança de hábitos diz respeito a uma série de medidas que a pessoa pode adotar para evitar ter o distúrbio 

Ter uma rotina consistente de sono, realizar atividades relaxantes poucas horas antes de dormir e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína, são hábitos que podem ajudar a aliviar os sintomas da paralisia do sono e a melhorar a qualidade do sono em geral.

Se você está tendo paralisia do sono, fale com o seu médico para que você possa obter um diagnóstico e conhecer os tratamentos disponíveis para o seu caso. 

Tratamento para distúrbios de sono na Somed

Na Somed você encontra médicos especialistas em medicina do sono capacitados para tratar diversos distúrbios do sono. Entre em contato conosco para saber mais sobre consultas, diagnósticos e tratamentos para a paralisia do sono.

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida.  Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao...