Polissonografia: como funciona e para que serve?

by | 24/04/22 | Medicina do Sono

Você sabia que enquanto você dorme diversas áreas do seu cérebro controlam o sono e influenciam seus diferentes estágios? A polissonografia, também conhecida como estudo do sono, é a monitorização dessas diversas funções do organismo realizada enquanto o paciente está dormindo. 

Através do exame, é possível identificar em que estágio do sono a pessoa se encontra, além de diagnosticar e classificar os distúrbios do sono. Nesse texto iremos explicar como funciona a polissonografia e quando ela é indicada. Para saber mais, continue a leitura!

Entendendo o sono

Antes de explicarmos como funciona a polissonografia, é preciso entender um pouco sobre o funcionamento do sono. Afinal, não é um processo simples. Conforme já comentamos, algumas áreas do cérebro controlam o sono e influenciam seus estágios, que incluem a sonolência, o sono leve, o sono profundo e o sono dos sonhos. 

No sono normal, em geral, ocorre um padrão cíclico de atividade cerebral que se repete a cada 90 a 120 minutos mais ou menos e envolve duas grandes fase: REM (Rapid Eye Movement) e não-REM.

O sono é essencial para o bom funcionamento do organismo, pois é neste momento que o corpo descansa e se recupera do desgaste físico e mental diário. Por isso, caso suas noites de sono não estejam sendo revigorantes pode ser necessária uma polissonografia. Leia mais a seguir.

Como funciona a polissonografia

Na polissonografia, através de pequenos eletrodos aplicados na cabeça e pele do paciente, são monitoradas as atividades fisiológicas que se processam no organismo – ondas cerebrais, movimentos musculares, movimentos dos olhos, respiração, ronco, frequência cardíaca e movimentos das pernas. 

Ao mesmo tempo, a respiração é monitorada por cintas elásticas flexíveis ao redor do tórax e abdome e os níveis de oxigenação do sangue e a frequência cardíaca são monitorizados por um sensor no dedo indicador. 

É importante destacar que o exame é minimamente invasivo e nenhum destes sensores provoca dor. Após o exame, um especialista em medicina do sono irá revisar e interpretar as observações para compreender os seus padrões de sono específicos. Se forem observadas evidências de distúrbios do sono, o tratamento adequado será indicado.

O local do exame

O ambiente para o exame irá depender da clínica escolhida pelo paciente. Aqui na Somed, o espaço é confortável e individualizado. O quarto oferece privacidade e espaço para que o paciente possa guardar sem dificuldade suas roupas e objetos pessoais.

Pode ser difícil dormir fora de casa com eletrodos colados à sua pele, mas preparamos tudo para proporcionar a noite de sono ideal. Nossos técnicos de polissonografia possuem grande experiência e a equipe médica que avalia os exames é composta por profissionais especialistas em sono.

Além disso, com o avanço das tecnologias, hoje em dia também é possível realizar a polissonografia domiciliar. Nós também oferecemos essa opção. 

Quando a polissonografia é indicada?

O estudo do sono é indicado para quem deseja ter uma melhor compreensão do seu sono e de qualquer problema relacionado a ele. Normalmente, o médico solicita o exame quando há ocorrência dos seguintes sintomas:

  • Sensação de noite mal dormida frequente
  • Sonolência diurna excessiva
  • Ronco excessivo
  • Dificuldade para pegar no sono
  • Perda involuntária de urina durante o sono

A polissonografia é muito utilizada no diagnóstico de apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, insônia, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, narcolepsia, entre outros distúrbios. 

Para mais informações sobre a polissonografia e suas indicações, entre em contato com a Somed. Estamos preparados para ajudá-los a dormir melhor.

O que é o exame de espirometria?

O que é o exame de espirometria?

Você sabe quanto ar o nosso pulmão consegue armazenar?  Se sua resposta foi “depende”, você está no caminho certo para responder à pergunta.  Medir o fluxo de ar que entra e sai de nossos pulmões nem sempre foi simples, desde a Grécia Antiga existem relatos...

O que é paralisia do sono?

O que é paralisia do sono?

A paralisia do sono é um distúrbio do sono caracterizado pelo sentimento de imobilidade durante a transição do estado de vigília para o sono — quando a pessoa está indo dormir — ou do estado de sono para a vigília — quando a pessoa está acordando. A pessoa afetada por...

Asma: causas, sintomas e diagnóstico

Asma: causas, sintomas e diagnóstico

A asma é uma doença respiratória provocada por uma inflamação nas vias aéreas, causando dificuldades para respirar e uma série de outros sintomas.  As crises de asma são a 4º causa de internação em hospitais no Brasil e estima-se que existam no país...

Distúrbios do sono: transtornos que podem afetar o seu descanso

Distúrbios do sono: transtornos que podem afetar o seu descanso

Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto manter uma boa alimentação ou praticar exercícios físicos. É durante o sono que ocorrem as reparações celulares e o cérebro descansa e se prepara para o dia seguinte.  Sem uma boa noite de sono ficamos cansados,...

Tratamento para rinite: tudo o que você precisa saber

Tratamento para rinite: tudo o que você precisa saber

Se você sofre com rinite, saiba que não está sozinho: Segundo a Organização Mundial da Alergia (WAO), cerca de 40% da população mundial sofre com esse problema. Espirros, nariz entupido, corrimento nasal, coceira… a rinite pode ser MUITO incômoda.  Uma crise de...