SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Sequelas da COVID-19 para o sistema respiratório

by | 18/09/21 | Pneumologia

Como já se sabe, a infecção pelo Coronavírus agride o organismo como um todo. No entanto, as sequelas da COVID-19 para o sistema respiratório estão entre os problemas mais sérios que a doença pode causar.

Na maioria dos infectados, a insuficiência respiratória provocada pelo Coronavírus causa um bloqueio muscular inspiratório. Dessa forma, acaba gerando falta de ar, fadiga e uma sobrecarga muscular intensa. 

Nesse texto, abordaremos quais são as principais sequelas do covid-19 para o sistema respiratório e quais são os cuidados necessários no tratamento. 

Como o SARS-Cov-2 afeta o pulmão?

O ciclo da COVID-19, em geral, ocorre da seguinte forma: o vírus é inalado pelas vias aéreas e se multiplica no sistema respiratório de maneira despercebida. Essa é a etapa de incubação ou pré-sintomática. Ou seja, os indivíduos não percebem os sintomas, porém são capazes de infectar outras pessoas. 

Em seguida, o Coronavírus se espalha e, devido à reação das defesas do corpo, os primeiros sintomas são sentidos. Em geral, a maioria das pessoas apresenta sintomas leves, pois seu sistema imunológico consegue combater o vírus com sucesso.

Entretanto, nos pacientes em que o vírus consegue chegar aos pulmões, a doença provoca a destruição de células de revestimento dos brônquios, dos alvéolos e do revestimento dos vasos sanguíneos. Consequentemente, afeta a circulação e leva à obstrução dos pequenos vasos pulmonares, impedindo a passagem de oxigênio do alvéolo para a circulação. Nesta fase, são observadas alterações radiológicas, principalmente à tomografia de tórax, relacionadas ao surgimento da pneumonia viral.

Ademais, a inflamação no pulmão fragiliza o órgão e favorece a entrada de bactérias. Dessa forma, pode-se desenvolver uma pneumonia bacteriana sobreposta e agravar ainda mais o quadro.

Em casos severos, a dificuldade de respirar pode ser tão intensa a ponto do paciente necessitar do suporte de aparelhos de ventilação mecânica (respiradores). E é nessa situação que as sequelas da Covid-19 para o sistema respiratório podem ser ainda mais graves.

Quais são as sequelas respiratórias da COVID mais comuns?

As sequelas mais relatadas no pós-covid são dispneia (falta de ar), tosse, limitação nos esforços e dor torácica. De acordo com levantamentos, 1 em cada 4 pacientes infectados pelo Coronavírus enfrentam a falta de ar como uma sequela decorrente da doença. Essa falta de ar pode causar um cansaço intenso, também conhecido como fadiga. 

A falta de ar pode ser multifatorial, ou seja, pode ter várias causas. Além disso, nem todos os pacientes que a sentem a enfrentam com a mesma gravidade. Em geral, esse desconforto surge devido a algum comprometimento do sistema respiratório ou cardiovascular. Mas também pode ter causas diversas. 

Além disso, em algumas pessoas, a Covid-19 causa uma resposta inflamatória intensa que atinge também os músculos. Em razão disso, os pacientes podem sentir muita dor no corpo e indisposição.

É importante destacar que ainda não é possível prever porque algumas pessoas evoluem para um quadro mais grave e outras não. Porém, já se sabe que pacientes com comorbidades, ou seja, outras doenças importantes, podem ter maior chance de uma evolução ruim.

Quais são os cuidados necessários?

Pacientes em estado crítico podem precisar de tratamento e cuidados específicos mesmo após alta hospitalar. Dessa forma, é fundamental continuar com o acompanhamento de um pneumologista e monitorar as sequelas da Covid-19 para o sistema respiratório. De acordo com a avaliação médica, pode ser necessário também o suporte de uma equipe multidisciplinar.

Entre as medidas de acompanhamento, podem estar incluídas a avaliação da função pulmonar com espirometria, pletismografia e testes de caminhada a cada 3-6 meses, dependendo da gravidade do comprometimento pulmonar. A ergoespirometria, angiotomografia de tórax e o ecocardiograma também podem ser necessários, de acordo com a avaliação do médico pneumologista.

Além disso, existem atividades de reabilitação pulmonar que auxiliam no fortalecimento muscular e melhoram o condicionamento respiratório. Os principais objetivos da reabilitação são:

  • Melhorar a dispneia (falta de ar);
  • Auxiliar a oxigenação e a ventilação pulmonar;
  • Recuperar a aptidão física;
  • Fortalecer a massa muscular (incluindo músculos respiratórios);
  • Melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Fique atento às sequelas da COVID-19 para o sistema respiratório

É importante ressaltar que pessoas com um estilo de vida mais saudável tendem a se recuperar mais rápido das sequelas da COVID-19 para o sistema respiratório. Porém, isso não é uma regra. 

Ainda não se tem certeza do porquê algumas pessoas possuem mais dificuldade de recuperação. Por isso, enquanto a maioria da população não tiver recebido as 2 doses da vacina, é essencial continuar adotando medidas de prevenção como o uso de máscaras e o distanciamento social (mesmo quem já foi vacinado).

Caso você tenha suspeitas da doença, procure auxílio médico. E se você contraiu o Coronavírus, já foi tratado e ainda continua sentindo fadiga e falta de ar, conte com auxílio de especialistas. Afinal, é de extrema importância monitorar as sequelas da Covid-19 para o sistema respiratório.

A equipe da Somed pode te ajudar. Entre em contato!

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida.  Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao...