SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Quais são as causas da falta de ar?

by | 29/01/22 | Pneumologia

A falta de ar ou dispneia é uma sensação caracterizada pela dificuldade intensa de respirar, que pode ter origens muito diversas. Em geral, é um sintoma que causa muita angústia no paciente, afinal, pode ser sinal de algum problema sério – como a infecção por Covid-19.

Por outro lado, a falta de ar pode não ser oriunda de uma enfermidade e sim resultado do sedentarismo e da falta de condicionamento físico.

Nesse texto, iremos explicar as principais causas da falta de ar e quando é o momento de procurar ajuda especializada. Continue a leitura!

Conheça as principais causas

Conforme explicamos no tópico anterior, a dispneia pode ter origens diversas. Entre as principais, estão: doenças respiratórias, problemas do coração, obesidade, sedentarismo, infecções e obstruções (resfriados e gripes), tabagismo, ansiedade, entre outros. 

Nosso foco, nesse texto, é abordar, principalmente, os problemas respiratórios que causam a falta de ar. Saiba mais a seguir.

Doenças respiratórias que causam falta de ar

É comum que pessoas com problemas respiratórios apresentem dispneia (falta de ar) durante a prática de exercícios físicos ou em momentos de esforço intenso. Isso acontece porque, durante a atividade, o corpo produz mais dióxido de carbono e consome mais oxigênio. Sendo assim, caso o pulmão não esteja funcionando adequadamente, pode haver dispneia. 

O principal agravante é que, se a doença não for diagnosticada e tratada, o paciente pode passar a sentir dispneia mesmo em repouso.

A dispneia, derivada de causas pulmonares, pode ser por doença restritiva ou obstrutiva.

Quando é restritiva, se relaciona à perda de elasticidade dos pulmões. Ou seja, é demandado muito esforço para os pulmões funcionarem. Como acontece, por exemplo, na fibrose pulmonar idiopática.

Já a obstrutiva, é provocada por uma resistência à passagem do ar devido ao estreitamento das vias aéreas. Como ocorre na asma, na bronquite e na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Infecção por Covid-19

Atualmente, é impossível falar de falta de ar e não falar de Covid-19. A dispneia é considerada um dos sintomas de maior gravidade do coronavírus, mas deve ser investigada em conjunto com outros sintomas para concluir o diagnóstico.

A infecção por covid-19 provoca dispneia porque o vírus agride as células do pulmão. E para prevenir a destruição dessas células, o organismo alerta o sistema imunológico para causar uma inflamação no local.

Sinais que indicam maior gravidade na falta de ar

  • Falta de ar persistente
  • Falta de ar durante repouso
  • Dor ou pressão no peito
  • Sensação de coração acelerado 
  • Palpitações
  • Suores noturnos

Caso o paciente apresente um ou mais desses sinais, é essencial buscar auxílio médico. 

Para determinar o tratamento adequado da dispneia, é necessário entender o que está causando o problema. Aqui na Somed, oferecemos os serviços de diagnóstico e tratamento para distúrbios respiratórios com tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Entre em contato e saiba mais.

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida.  Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao...