SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Sinusite: conheça cada um dos tipos

by | 1/02/24 | Otorrinolaringologia

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida. 

Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A sinusite ocorre quando esses seios ficam inflamados devido a infecções bacterianas, virais ou fúngicas, alergias ou outros fatores desencadeantes. 

Abaixo entenda detalhadamente os tipos de sinusite, seus sintomas e opções de tratamento.

Sinusite Aguda

Causas e diagnóstico

A sinusite aguda pode ser desencadeada por vírus respiratórios, como o resfriado comum, ou por bactérias que infectam os seios paranasais. O diagnóstico é geralmente baseado nos sintomas apresentados e no exame físico realizado por um médico. Em alguns casos, exames de imagem, como tomografia computadorizada, podem ser necessários para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da inflamação.

Sintomas da sinusite aguda

Os sintomas mais comuns incluem dor facial ou pressão na área dos seios paranasais, congestão nasal, secreção nasal espessa e colorida, tosse, dor de cabeça ou febre, e podem durar até quatro semanas ou menos.

Tratamento, recuperação e prevenção

O tratamento geralmente se concentra no alívio dos sintomas. Se a causa for bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos para combater a infecção. Analgésicos e descongestionantes podem ser recomendados para reduzir a dor e a congestão nasal. Além disso, lavagens com soluções salinas podem ajudar a limpar as passagens nasais, aliviando os sintomas.

A maioria dos casos de sinusite aguda melhoram dentro de algumas semanas com o tratamento adequado. Repouso, hidratação e seguir as orientações médicas são essenciais para uma recuperação completa. Para prevenir futuros episódios de sinusite aguda, evite exposição a pessoas doentes, lave as mãos regularmente e mantenha um estilo de vida saudável.

Se os sintomas de sinusite aguda persistirem por mais de uma ou duas semanas, piorarem ou se acompanharem de febre alta persistente, é importante buscar orientação médica. Complicações mais graves podem ocorrer em alguns casos e exigir intervenção médica especializada.

Sinusite Crônica

Diferentemente da forma aguda, a sinusite crônica persiste por mais de 12 semanas, apesar do tratamento. Os sintomas podem ser menos graves, mas constantes, incluindo congestão nasal, dor de cabeça, tosse e sensação de pressão facial. O tratamento pode envolver medicamentos, terapias complementares ou, em casos mais graves, cirurgia endoscópica.

Clique aqui e leia mais sobre a sinusite crônica.

Sinusite Recorrente

O que é e causas 

Caracteriza-se por vários episódios de inflamação dos seios paranasais ao longo de um ano. Ao contrário da sinusite aguda, que geralmente desaparece em algumas semanas, a sinusite recorrente traz episódios repetidos de desconforto e sintomas.

A causa subjacente à sinusite recorrente pode variar. Pode ser desencadeada por infecções virais, alergias, anomalias anatômicas ou outros fatores ambientais. Identificar e gerenciar esses fatores desencadeantes é fundamental para reduzir a frequência e a gravidade dos episódios.

Sintomas da sinusite recorrente

Os sintomas incluem dor facial, congestão e secreção nasal espessa, tosse, dor de cabeça e, em alguns casos, febre. 

Tratamentos

Dependerá da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Pode incluir o uso de medicamentos preventivos, ou para controlar a inflamação e aliviar os sintomas.

Além disso, identificar e evitar possíveis desencadeantes, como alérgenos específicos ou mudanças ambientais, pode ajudar a reduzir a frequência dos episódios. Em casos mais graves ou quando outros métodos não são eficazes, a cirurgia endoscópica dos seios paranasais pode ser considerada para melhorar a drenagem e reduzir a recorrência.

Outros tipos de sinusite

Sinusite Fúngica

Menos comum, ocorre quando fungos crescem nos seios paranasais. Pode ser uma condição mais grave, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido. O tratamento geralmente envolve antifúngicos prescritos por um médico especialista.

Sinusite Alérgica

Desencadeada por alérgenos como pólen, mofo ou pelos de animais. Os sintomas podem ser semelhantes aos de outras formas de sinusite, mas geralmente estão associados a alergias sazonais ou específicas. O tratamento pode incluir medicamentos antialérgicos, sprays nasais e evitar os alérgenos conhecidos.

Se você está enfrentando sintomas da doença, não hesite em buscar orientação médica para receber o tratamento adequado e voltar ao seu bem-estar pleno.

Nós da Somed oferecemos serviços de diagnóstico e tratamento com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados. Além disso, aqui você encontra reunidos no mesmo local exames e tratamentos nas áreas de medicina do sono, pneumologia, otorrinolaringologia e neurologia. Conte conosco para um tratamento completo!

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...