SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Influenza: um guia informativo

9/07/24 | Pneumologia

O inverno é a época do ano em que puxamos os cobertores e saboreamos bebidas quentes. No entanto, também é a temporada de um visitante indesejado: a influenza, também conhecida como gripe.

Saiba mais sobre essa infecção viral, seus sintomas e as formas de transmissão e prevenção! Além disso, trouxemos alguns mitos e verdades a respeito da influenza. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

O que é a influenza?

A influenza é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta o sistema respiratório – nariz, garganta e, às vezes, os pulmões. Causada pelos vírus influenza, que podem ser dos tipos A, B, C e D, a gripe é mais do que um simples resfriado. Ela pode levar a complicações graves, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com condições médicas crônicas.

Sintomas que a influenza apresenta

Ao contrário do resfriado comum, a gripe pode deixá-lo de cama por vários dias e causar uma sensação geral de mal-estar. Os sintomas da gripe geralmente surgem de repente e variam de acordo com a faixa etária do paciente, podendo incluir:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares e articulares;
  • Fadiga extrema;
  • Tosse seca;
  • Dor de garganta;
  • Coriza ou nariz entupido.

A gripe também pode levar a complicações como pneumonia, infecções bacterianas secundárias e exacerbação de condições crônicas, especialmente em pessoas idosas, imunocomprometidas e crianças.

Como a gripe se espalha

A influenza se espalha principalmente através de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Essas gotículas podem pousar na boca ou nariz de pessoas próximas ou ser inaladas. 

Além disso, o vírus pode sobreviver em superfícies por várias horas, tornando possível a transmissão ao tocar uma superfície contaminada e, em seguida, tocar o rosto.

A importância da vacinação contra a influenza

A vacina contra a gripe é a melhor defesa contra o vírus. A cada ano, cientistas desenvolvem um novo imunizante para combater as cepas mais comuns previstas para a temporada. Importante ressaltar que, embora a vacina não ofereça 100% de proteção, ela reduz significativamente a gravidade da doença e o risco de complicações.

O Ministério da Saúde recomenda e incentiva que o imunizante seja refeito anualmente, por dois principais motivos: o primeiro, já citado acima, é que os vírus sofrem mutações, e as pesquisas acompanham e atualizam a vacina de acordo com essas mudanças.

A segunda é que, por volta de 10 meses após a vacinação, a proteção contra o vírus diminui consideravelmente. Por isso, há a necessidade de reaplicação anual. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você e se informe sobre a vacinação na sua cidade!

Mitos e verdades sobre a vacina da gripe

Mesmo com muitas informações a respeito da influenza, ainda existem algumas afirmações a serem desmistificadas sobre a doença. Continue a leitura para saber mais!

Mito: A vacina pode causar gripe.

Na verdade, a vacina contra a gripe contém vírus inativados ou fragmentos do vírus, incapazes de causar a doença.

Mito: Não preciso de vacina se sou saudável.

Mesmo pessoas saudáveis devem se vacinar para reduzir a disseminação do vírus e proteger os grupos vulneráveis que citamos no início deste guia.

Mito: Só preciso da vacina uma vez.

Como já falamos anteriormente, o vírus da gripe passa constantemente por mutações, por isso, é necessário vacinar-se anualmente.

Prevenção além da vacina: hábitos que protegem

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e faça uso de álcool em gel;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca, pois essas são as portas de entrada do vírus;
  • Use um lenço ou o cotovelo ao tossir ou espirrar para evitar a disseminação de gotículas;
  • Limpe e desinfete superfícies e objetos que são tocados com frequência.

O que fazer ao pegar gripe e quando procurar ajuda

Ao pegar gripe, descanse bastante, hidrate-se com água e chás e consuma alimentos nutritivos. Utilize medicamentos para aliviar sintomas como febre e dor, tudo sempre conforme orientação médica. Além disso, lave as mãos com frequência e evite contato próximo com outras pessoas.

Embora muitas pessoas se recuperem da gripe em uma ou duas semanas, a gripe pode levar a complicações sérias, como pneumonia, bronquite, sinusite e agravamento de doenças crônicas. Por isso, em caso de influenza, procure ajuda médica.

Prepare-se e proteja-se contra a influenza sempre!

A influenza pode ser imprevisível, mas com as medidas certas, você pode proteger a si mesmo e a sua comunidade. Vacine-se anualmente, pratique boa higiene e esteja atento aos sintomas. Assim, você estará pronto para enfrentar a temporada de gripe de maneira informada e preparada.

Lembre-se, prevenir é sempre melhor do que remediar. Fique seguro e saudável!

Conte com a Somed para serviços de diagnóstico e tratamento com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados!

Quais são as diferenças entre asma e bronquite?

Quais são as diferenças entre asma e bronquite?

A asma e a bronquite são condições respiratórias que compartilham sintomas como tosse e falta de ar, o que explica o fato das pessoas confundirem as duas. No entanto, elas possuem particularidades em suas causas, sintomas e tratamentos. Entender essas diferenças entre...

Principais doenças causadas pelo tabagismo

Principais doenças causadas pelo tabagismo

O hábito de fumar a longo prazo é responsável por uma série de condições graves que afetam a saúde respiratória e de outros sistemas do corpo. Além do câncer de pulmão, que é a que tem maior conhecimento do público, existem outras doenças causadas pelo tabagismo que...

Principais causas da tosse seca persistente

Principais causas da tosse seca persistente

A tosse seca persistente é uma condição respiratória que, além de incômoda, em alguns casos, indica a presença de problemas de saúde subjacentes. Quando ela dura mais de três semanas, é importante investigar sua causa, pois pode estar associada a desde fatores...

Como as estações do ano podem influenciar a saúde pulmonar

Como as estações do ano podem influenciar a saúde pulmonar

Você já notou mudanças na sua respiração ao longo do ano? As estações impactam diretamente a qualidade do ar e, por consequência, nossa saúde pulmonar. De alérgenos a mudanças bruscas de temperatura, cada época do ano apresenta desafios diferentes para quem já tem...

WhatsApp