Quais são as causas da falta de ar?

by | 29/01/22 | Pneumologia

A falta de ar ou dispneia é uma sensação caracterizada pela dificuldade intensa de respirar, que pode ter origens muito diversas. Em geral, é um sintoma que causa muita angústia no paciente, afinal, pode ser sinal de algum problema sério – como a infecção por Covid-19.

Por outro lado, a falta de ar pode não ser oriunda de uma enfermidade e sim resultado do sedentarismo e da falta de condicionamento físico.

Nesse texto, iremos explicar as principais causas da falta de ar e quando é o momento de procurar ajuda especializada. Continue a leitura!

Conheça as principais causas

Conforme explicamos no tópico anterior, a dispneia pode ter origens diversas. Entre as principais, estão: doenças respiratórias, problemas do coração, obesidade, sedentarismo, infecções e obstruções (resfriados e gripes), tabagismo, ansiedade, entre outros. 

Nosso foco, nesse texto, é abordar, principalmente, os problemas respiratórios que causam a falta de ar. Saiba mais a seguir.

Doenças respiratórias que causam falta de ar

É comum que pessoas com problemas respiratórios apresentem dispneia (falta de ar) durante a prática de exercícios físicos ou em momentos de esforço intenso. Isso acontece porque, durante a atividade, o corpo produz mais dióxido de carbono e consome mais oxigênio. Sendo assim, caso o pulmão não esteja funcionando adequadamente, pode haver dispneia. 

O principal agravante é que, se a doença não for diagnosticada e tratada, o paciente pode passar a sentir dispneia mesmo em repouso.

A dispneia, derivada de causas pulmonares, pode ser por doença restritiva ou obstrutiva.

Quando é restritiva, se relaciona à perda de elasticidade dos pulmões. Ou seja, é demandado muito esforço para os pulmões funcionarem. Como acontece, por exemplo, na fibrose pulmonar idiopática.

Já a obstrutiva, é provocada por uma resistência à passagem do ar devido ao estreitamento das vias aéreas. Como ocorre na asma, na bronquite e na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Infecção por Covid-19

Atualmente, é impossível falar de falta de ar e não falar de Covid-19. A dispneia é considerada um dos sintomas de maior gravidade do coronavírus, mas deve ser investigada em conjunto com outros sintomas para concluir o diagnóstico.

A infecção por covid-19 provoca dispneia porque o vírus agride as células do pulmão. E para prevenir a destruição dessas células, o organismo alerta o sistema imunológico para causar uma inflamação no local.

Sinais que indicam maior gravidade na falta de ar

  • Falta de ar persistente
  • Falta de ar durante repouso
  • Dor ou pressão no peito
  • Sensação de coração acelerado 
  • Palpitações
  • Suores noturnos

Caso o paciente apresente um ou mais desses sinais, é essencial buscar auxílio médico. 

Para determinar o tratamento adequado da dispneia, é necessário entender o que está causando o problema. Aqui na Somed, oferecemos os serviços de diagnóstico e tratamento para distúrbios respiratórios com tecnologia de ponta e profissionais capacitados. Entre em contato e saiba mais.

Polissonografia: como funciona e para que serve?

Polissonografia: como funciona e para que serve?

Você sabia que enquanto você dorme diversas áreas do seu cérebro controlam o sono e influenciam seus diferentes estágios? A polissonografia, também conhecida como estudo do sono, é a monitorização dessas diversas funções do organismo realizada enquanto o paciente está...

Existe relação entre ronco e ganho de peso?

Existe relação entre ronco e ganho de peso?

O ronco e o ganho de peso podem sim estar relacionados, afinal o ronco é um distúrbio respiratório do sono comum que, em muitos casos, está relacionado ao sobrepeso. Além disso, sono e alimentação possuem uma relação importante. Continue a leitura e saiba mais! Sono e...

É possível prevenir a pneumonia?

É possível prevenir a pneumonia?

As pneumonias são infecções que atacam os pulmões e causam inflamação. No Brasil, as pneumonias bacterianas representam uma das principais causas de internação. O que muitas pessoas não sabem, é que existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir a...

O que é e como tratar sinusite crônica?

O que é e como tratar sinusite crônica?

A sinusite é caracterizada pela inflamação das mucosas do nariz e seios paranasais. Quando essa inflamação persiste por mais de 12 semanas, a condição é considerada crônica. Nesse texto você irá conhecer os principais sintomas e entender como tratar sinusite crônica....

Você sabe o que é apneia do sono?

Você sabe o que é apneia do sono?

A apneia do sono não é um simples ronco. A apneia é caracterizada por obstruções repetitivas do fluxo respiratório durante o sono. Essas obstruções dificultam a passagem do ar até os pulmões e podem ter efeitos sérios na saúde do paciente.  Nas pessoas que sofrem...