SOMED logo

Agende sua consulta ou exame:

SOMED logo

Um guia sobre distúrbios olfativos: quais são eles, sintomas e tratamentos

by | 23/11/23 | Blog

O sentido do olfato é uma parte fundamental de nossa experiência sensorial. Ele nos conecta com memórias, sabores e emoções. Mas e se esse sentido se tornar alterado ou perdido? 

Os distúrbios olfativos podem afetar a capacidade de saborear os alimentos, levar a problemas de segurança (por exemplo, não poder detectar cheiros de vazamentos de gás) e impactar as relações sociais, pois o olfato desempenha um papel importante na comunicação não verbal.

Abaixo estão alguns dos distúrbios olfativos mais comuns, seus sintomas característicos e possíveis abordagens de tratamento:

Anosmia

Sintomas: Perda completa do sentido do olfato.

Causas: Infecções respiratórias, lesões na cabeça, sinusites crônicas, doenças neurodegenerativas.

Tratamento: Dependendo da causa, o tratamento pode envolver medicamentos, cirurgia para corrigir obstruções nas vias nasais ou terapia de reabilitação olfativa.

Hiposmia

Sintomas: Redução parcial do sentido do olfato.

Causas: Infecções respiratórias, alergias, pólipos nasais, envelhecimento.

Tratamento: Tratar a causa subjacente, como alergias ou infecções, pode ajudar a restaurar o olfato. Às vezes, terapia de reabilitação olfativa pode ser útil.

Parosmia

Sintomas: Percepção distorcida de odores, fazendo com que cheiros familiares se tornem desagradáveis ou estranhos.

Causas: Lesões na cabeça, infecções sinusais, migrañas, trauma nasal.

Tratamento: O tratamento pode envolver terapia olfativa ou, em alguns casos, aguardar a melhora espontânea.

Fantosmia

Sintomas: Percepção de odores que não estão presentes.

Causas: Enxaquecas, epilepsia, lesões no nariz, distúrbios neurológicos.

Tratamento: O tratamento depende da causa subjacente, podendo incluir medicamentos para controlar enxaquecas ou convulsões, ou cirurgia para corrigir obstruções nasais.

Hiperosmia

Sintomas: Aumento da sensibilidade ao odor.

Causas: Enxaquecas, gravidez, transtornos neurológicos.

Tratamento: Gerenciar a condição subjacente pode ajudar a controlar a hiperosmia. Em alguns casos, terapia de dessensibilização olfativa pode ser usada.

É importante notar que o tratamento específico depende da causa do distúrbio olfativo. Portanto, se alguém está enfrentando problemas de olfato, é fundamental procurar orientação médica para uma avaliação detalhada e um plano de tratamento personalizado. Os especialistas, como otorrinolaringologistas e neurologistas, são os profissionais indicados para diagnosticar e gerenciar distúrbios olfativos de forma adequada.

A Somed oferece os serviços de diagnóstico e tratamento com tecnologia de ponta, conforto, acessibilidade e profissionais capacitados. Além disso, aqui você encontra reunidos no mesmo local exames e tratamentos nas áreas de medicina do sono, pneumologia, otorrinolaringologia e neurologia.

Em caso de persistência dos sintomas, procure a Somed para buscar o tratamento adequado. Entre em contato conosco e agende o seu horário.

3 principais dúvidas sobre bronquite

3 principais dúvidas sobre bronquite

Você conhece a diferença entre bronquite e asma? A maioria das pessoas, não. A bronquite é uma condição respiratória comum e frequentemente confundida com a asma devido a algumas semelhanças nos sintomas. Por isso, abaixo trouxemos as 3 principais dúvidas sobre...

Rinite: conheça cada um dos tipos

Rinite: conheça cada um dos tipos

A rinite é uma condição inflamatória nas membranas mucosas do nariz que pode causar uma série de desconfortos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos. Já contamos aqui sobre como escolher o melhor tratamento para a doença. Mas você sabia que existem...

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Sinusite: conheça cada um dos tipos

Condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, o que pode causar desconforto significativo e impactar sua qualidade de vida.  Os seios paranasais são cavidades ocas localizadas ao...