Terapia para Insônia

A clínica psicológica é recheada de sintomas de angustia que culminam em sintomas físicos e emocionais. A insônia é um exemplo clássico disso. 

Perder o sono é comum em certas situações. A maioria de nós experimentará alguma noite de insônia ao longo da vida. Mas há quem perca noites de sono sucessivamente. Esse tipo de situação gera um círculo vicioso a ponto de a pessoa considerar que o problema dela é a insônia e não mais a causa de fundo emocional! 

A insônia, inicialmente uma manifestação sintomática, a medida que se torna recorrente começa a desenvolver vida própria: a pessoa começa a desenvolver medos e ansiedades associados a noite e ao sono, crenças sobre o processo de dormir, desenvolvendo comportamentos e pensamentos inadequados que consolidam a insônia. Esses comportamentos são efeito da tentativa de reparar as consequências prejudiciais de uma noite mal dormida, assim como são fruto de tentar manter o controle sobre o processo de dormir. 

De um quadro inicialmente sintomático se desenvolve um distúrbio do sono. Portanto, se as noites mal dormidas permanecerem por um período maior de 3 meses é importante procurar ajuda! A terapia, é uma alternativa de tratamento não medicamentoso, que pode auxiliar a enfrentar o problema, pois acredita-se que não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam a situação.

A abordagem psicológica que se aplica nos pacientes com distúrbios do sono depende do conhecimento do profissional acerca do processo biológico natural do sono e dos processos perpetuadores da insônia. Sensibilizar e tratar apenas as causas emocionais associadas nem sempre repercute em ajuste no padrão do sono. A abordagem terapêutica oferece estratégias  cognitivas eficazes, melhor compreensão e enfrentamento, modificando assim, os hábitos inadequados do sono. 

Busque tratamento para a insônia o quanto antes, pois será mais efetiva suas chances de  melhora em curto prazo.

Aline Gusberti
Psicóloga Clínica, atua há mais de 10 anos no tratamento de insônia junto a equipe de profissionais Especializados em Medicina do Sono da Somed