31 de maio - Dia Mundial da Luta Antitabagismo

No dia Mundial da luta contra o tabagismo, é  muito importante lembrar das consequências que este vício pode causar no organismo humano.

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS - estabelece que o simples ato de fumar já se constitui em uma doença que pode se manifestar em múltiplos órgãos. Por isto, quando uma pessoa fuma, mesmo que ela ainda não tenha sintomas, a OMS orienta para que ela seja catalogada como sendo portadora de uma doença com o código CID F17.1

O fumante tem a sua saúde prejudicada por diversas doenças que podem comprometer os pulmões, artérias, coração, alteração dos níveis do colesterol, alteração dos níveis da glicose sanguínea favorecendo o surgimento da Diabetes, aumento da pressão arterial, câncer das mais variadas naturezas e, entre eles, o câncer de pulmão, esôfago e bexiga

Segundo dados da OMS, durante o século XX, morreram cerca de 100 milhões de pessoas por doenças relacionadas diretamente ao cigarro. Se esta escalada continuar, no século XXI poderão morrer cerca de 1 bilhão de pessoas pelas doenças apontadas acima.

Apesar das advertências que os médicos vêm fazendo ao longo dos anos, muitas pessoas continuam fumando por várias razões : dependência química pela Nicotina, prazer pelo bem estar  causado por esta droga e o hábito criado ao longo dos anos.

Ë importante também lembrar aos pais que o Tabagismo pode ser considerado como uma doença Pediátrica pois, na maioria das vezes, as pessoas começam a fumar ainda na adolescência e carregam este fardo pela vida inteira.

É bem sabido que, fumar durante a gestação, pode levar a malformações congênitas no feto. Sabe-se também que crianças, expostas ao tabagismo dos pais, podem apresentar mais episódios de infecções respiratórias e crises de Asma Brônquica do que as que não tem este grau de exposição.

Se você fuma e tem pigarro ao acordar, tosse com expectoração frequente durante o dia ou acorda durante a noite com acessos de tosse ou tem falta de ar aos esforços, lembre que você pode estar sofrendo de DPOC ( DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA ) e necessita de uma orientação para ter o seu diagnostico realizado e ajuda para parar de fumar. A DPOC engloba doenças como Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar que podem causar insuficiência respiratória.

Com o grau de conhecimentos que temos atualmente, sobre os males do cigarro, é importante refletir sobre o problema e procurar ajuda médica pois hoje dispomos de terapêuticas bastante eficazes para tratar esta doença que vem afligindo um número muito grande de pessoas.

Lembre-se de que o cigarro é o grande causador do maior número de  mortes evitáveis em todo o Mundo.

Você, que é fumante, busque ajuda e abandone este vício para ter maior qualidade de vida e poder desfrutá-la com os que lhe querem bem.